Para homens livres e de
bons costumes
A Maçonaria é uma sociedade discreta, na qual homens livres e de bons
costumes, denominando-se mutuamente de irmãos, cultuam a Liberdade, Igualdade e a Fraternidade entre os homens;
• Seus princípios são a Tolerância, a Filantropia e a Justiça;
• Seu caráter secreto deveu-se a perseguições, a intolerância e a fala de liberdade demonstrada pelos regimes reinantes da época;
• Hoje, com os ventos democráticos, os Maçons preferem manter-se dentro de uma discreta situação, espalhando-se por todos os países do mundo;
• Sendo uma sociedade iniciática, seus membros são aceitos por convite expresso e integrados à irmandade universal, por uma cerimônia denominada iniciação;
• Ao receber instruções e ensinamentos, galga os graus da maçonaria e após um período de estudos chega ao grau máximo de Simbolismo, ou seja, o grau de Mestre Maçom. O Maçom tem por dever, em todas as circunstâncias ajudar, esclarecer e proteger seu irmão, mesmo com o perigo de sua vida; os maçons prestam efetivamente o juramento de dar socorro e assistência a um irmão. A maçonaria tem por dever estender a todos os membros da humanidade, os laços fraternais que unem os maçons sobre toda a superfície da terra. A solidariedade e a ajuda mútua sempre existiram em nossa Ordem
Para se tornar maçom, é necessário receber um convite pessoal de um maçom. Na Maçonaria Regular, não há convites pela internet. Se você tem interesse, entre em contato conosco no Colégio Maçônico Superior para obter mais informações.
Para ser convidado por um maçom, é importante expressar seu interesse em participar da Maçonaria. Se você não conhece pessoalmente um maçom, entre em contato conosco no Colégio Maçônico Superior e ficaremos felizes em fornecer informações sobre o processo e os próximos passos para possível convite.
A crença em Deus é fundamental para fazer parte do Colégio Maçônico Superior.
A Maçonaria incentiva a adoção de virtudes e a rejeição de vícios para o desenvolvimento pessoal e contribuição à sociedade.
A Maçonaria valoriza o aprendizado contínuo e incentiva seus membros a adquirirem conhecimentos litúrgicos e filosóficos.
Espera-se encontrar na Loja homens livres, de bons costumes, comprometidos em realizar ações benéficas para a Humanidade, Pátria e Família.
Sim, a autonomia financeira é um requisito, esperando-se que os membros tenham uma fonte de renda lícita para se sustentar.
Não, a Maçonaria não exige a renúncia à religião; todos os credos religiosos são bem-vindos, sem qualquer distinção.
Sim, a Maçonaria é eminentemente tolerante, exigindo a mais ampla tolerância e respeito a opiniões políticas e crenças religiosas.
Além do respeito às regras, os maçons devem amar a Pátria, respeitar os governos constituídos, guardar sigilo dos rituais e praticar valores morais, igualdade e solidariedade.
É um local onde os maçons se reúnem para realizar cerimônias rituais, promovendo o aprimoramento do caráter, vida espiritual e senso de responsabilidade.
Os princípios maçônicos incluem liberdade, igualdade e fraternidade entre indivíduos e grupos humanos, respeitando religiões, raças e nações.
O ingresso é feito por convite pessoal de um maçom, seguindo diretrizes e leis universais, sem convites pela internet na Maçonaria Regular.
Não existe convite virtual na Maçonaria. Desconfie de recrutamentos online e proteja-se contra atividades suspeitas na internet.
O candidato pode ser indicado, receber convite oficial ou fazer uma solicitação direta, seguindo as exigências universais da Maçonaria.
Quem Somos
Uma instituição Universal, filosófica, filantrópica, educativa e progressista, formada de pessoas de todas as raças, credos e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais, por métodos ou meios racionais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para a construção de um mundo melhor.
Princípios Básicos da Maçonaria
Informações de Contato
Desenvolvido por DIGITAL LEADS MKT |@2025|